Segurança contra o aerossol contaminado

Sistemas de aspiração profissional TYSCOR e VS
O perigo escondido: Aerossóis

Certas atividades, como o preparo do dente e remoção de restaurações, requerem o uso de instrumentos de alta rotação. Contudo, apesar desses instrumentos facilitarem o trabalho, eles trazem riscos.

O spray de água para resfriamento das pontas é necessário para prevenção de danos à polpa. Nesse processo, aerossóis são formados.

O aerossol proveniente da boca do paciente não é homogêneo, mas consiste também de respingos do spray, gotículas da água de resfriamento, saliva, sangue e microorganismos. Essa mistura apresenta um alto risco de infecção.

Spray contaminado

Perigos da névoa de spray:
  • Deposição da névoa contaminada num raio de vários metros (Fonte: Drisko et al., 2000, Bennet et al., 2000)
  • Maçanetas de portas, descansos de braço, interruptores de luz e outras superfícies ficam contaminadas (Fonte: Graetz et al,. 2014)
  • Alto risco de infecção para pacientes devido a contaminações cruzadas
  • Mais de 600 tipos diferentes de bactérias podem ser detectadas na cavidade oral humana (Fonte: Genome Research (2009), DOI: 10.1101/gr.084616.108)
  • 1 ml de saliva contém aproximadamente 10 milhões de bactérias (Fonte: Genome Research (2009), DOI: 10.1101/gr.084616.108)
  • Durante um tratamento de 15 minutos sem medidas de proteção, aproximadamente 0.014–0.12 µl de saliva é inalada através do aerossol (Fonte: Bennet et al. British Dental Journal, Vol. 189 No. 12 (2000))

Devido ao espalhamento da névoa de spray num raio de vários metros, existe um alto risco de infecção para a equipe de profissionais. A névoa contaminada pode ser detectada no ambiente por até 30 minutos (Fonte: Drisko et al., 2000, Bennet et al., 2000)

A solução segura: Aspiração da névoa de spray

Sem a aspiração da névoa de spray, o spray de resfriamento dos instrumentos de alta rotação e os instrumentos ultrassônicos geram uma nuvem de aerossol que pode alcançar toda a sala de tratamento. Graças aos sistemas de sução com poder de aspiração de cerca de 300 l/min por operador, o risco de infecção resultante é reduzido eficientemente. O poder de aspiração é gerado por uma poderosa bomba de vácuo – a força motriz do sistema de aspiração. Assim, a correta bomba de vácuo, em combinação com uma cânula larga, oferece uma importante contribuição para proteção contra infecção para o dentista, a equipe do consultório e o paciente.

Prevenção do aerossol em função da taxa de fluxo na cânula

Spray contaminado

* A curva-S mostrada foi graficamente estabelecida (não matematicamente) através dos pontos de medições para garantir uma melhor visibilidade do resultado. Resultados de medições obtidos de estudo interno, Setembro de 2020, Dürr Dental.

Sistemas de aspiração profissional TYSCOR e VS – Segurança contra o aerossol contaminado.
  • Alto volume de sucção de aproximadamente 300 l/min “por operador” (Fonte: Barnes, J. B., Harrel, S. K., Rivera-Hidalgo, F. (1998))
  • Uso de cânula larga com entradas de ar auxiliares
  • Bombas de vácuo robustas para garantia de operação contínua
  • Sistema Venturi ou trabalhar apenas com sugador de saliva não são suficientes para reduzir o aerossol
  • Limpeza e desinfecção regular e adequada do sistema de sucção com Orotol® plus e limpador MD 555
  • Distribuição otimizada do poder de sucção e inspeção regular do volume de aspiração por um técnico

Sucção com um potente sistema de aspiração da névoa de spray é o único meio de reduzir aerossóis (Fonte: Tillner, 2016). Somado a isso, sempre trabalhe com uma cânula de sucção larga.

Conheça nossas bombas de vácuo

Bomba Tyscor VS 4

Conexão em até 6 cadeiras e 4 operando simultaneamente. Permite duas bombas na mesma tubulação, conectando até 12 cadeiras com 8 em trabalho simultâneo.

Bomba Tyscor VS 2

A solução leve e compacta para dois operadores. Controle inteligente que permite a conexão de duas bombas ligadas na mesma tubulação para ampliação da capacidade.

Bomba Tyscor VS 1

A solução leve e compacta para uma cadeira. Controle inteligente que permite a conexão de duas bombas ligadas na mesma tubulação para ampliação da capacidade.